quarta-feira, 5 de junho de 2013

Lontra

Hoje vamos conhecer a identificação,o habitat e os sinais de Presença da lontra.
Em breve saberás mais sobre a lontra.

Identificação:
Carnívoro de médio porte, com o corpo alongado e esguio, membros curtos e cauda comprida e afilada na ponta. A cabeça é achatada, com um focinho arredondado e orelhas curtas. A pelagem é curta, espessa, macia e de tom castanho-escuro. O ventre é mais acinzentado e possuem, muitas vezes, uma mancha branca por baixo do queixo. As patas possuem 5 dedos unidos por uma membrana interdigital, que, juntamente com o seu corpo fusiforme, lhe permite uma natação rápida e vigorosa.

Habitat:
Habita em zonas húmidas, como ambientes de água doce, onde exista cobertura vegetal ( lagoas, rios, canais), zonas de estuário e costa litoral. As suas tocas são construídas nas margens, em cavidades das rochas e buracos, aproveitando, por vezes, tocas abandonadas por outros animais.

Sinais de Presença:
As pegadas apresentam uma forma estrelada, com os 5 dedos e as 5 unhas bem marcados. Os excrementos são facilmente identificáveis apresentando cor negra quando estão frescos, ficando gradualmente mais claros, da cor da cinza, sendo possível observar escamas e vértebras de peixe. O odor adocicado a peixe destes dejetos é também bastante característico. Deposita os excrementos em locais habituais ao longo das margens, em locais visíveis (grandes pedras, troncos ou tufos de vegetação) como marcação do território. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário