quarta-feira, 5 de junho de 2013

Lontra

Hoje vamos conhecer os comportamentos, a reprodução, a dieta e os fatores de ameaça da lontra.

Comportamento:
É um carnívoro territorial de hábitos noturnos e crepusculares, permanecendo na sua toca durante todo o dia e alimentando-se de noite. A lontra pode fazer longas perseguições. Forma pequenos grupos familiares, que incluem a fêmea reprodutora, juvenis e as crias do ano. O macho normalmente vive sozinho, numa área que pode incluir o território de uma ou mais fêmeas, juntando-se às fêmeas durante alguns dias para acasalar.

Reprodução:
O acasalamento pode ocorrer em qualquer mês do ano, no entanto acasalam sobretudo no final do Inverno e início da Primavera, ocorrendo a maioria dos nascimentos na Primavera. A cópula dá-se debaixo de água. Depois de um período de gestação de 2 meses, nascem 2 a 3 crias que são amamentadas até aos 4 meses e ficam com a mãe até completarem um ano. As crias começam a nadar com 3 meses e atingem a maturidade sexual com 3 anos (machos) e 2 anos (fêmeas) de idade.

Dieta:
A sua dieta é basicamente constituída por peixe, podendo incluir crustáceos, e anfíbios, consoante a distribuição das presas. As aves, mamíferos e répteis apenas constituem uma pequena parte do seu regime alimentar.

Fatores de Ameaça:
A sua elevada mortalidade deve-se em parte à poluição e destruição dos ambientes aquáticos, através da diminuição da qualidade da água dos rios com o uso dos pesticidas na agricultura, poluição orgânica e de metais pesados. Os atropelamentos, a captura acidental em redes de pesca e a perseguição direta por parte do Homem, devido à concorrência pelo peixe, são também identificadas como causas para a sua diminuição.

Um comentário: